Comentário sobre o texto “Aprendendo a Pensar” o texto de apoio, localizado no item Para saber Mais, da Atividade II do Projeto Um Computador por Aluno – UCA/ E- proinfo Ambiente Colaborativo.
O texto reflete o ensinamento aos jovens do nosso país, nas dificuldades de resolver e solucionar problemas existentes no cotidiano. Como é administrada a teoria em sala de aula.
Apesar de existir aqui no Brasil dezenas de cursos revolucionários que ensinam a pensar, são poucas as escolas ou os professores treinados neste estudo de casos.
Por isso, que neste texto o autor relata as dificuldades encontradas na sala de aula, onde muitas vezes os mestres passam seus conteúdos sem o compromisso de fazer o jovem aprender a pensar, sem questionar, sem saber solucionar problemas, apenas cumprindo a sua hora/ aula, repassando os conhecimentos necessários com o objetivo e não como uma ferramenta para solução de problemas que os ajudem a refletirem, a pensarem nestas soluções.
Para o autor é um erro na educação a maneira como as maiorias dos professores se mostram diante do ensinar, de formar cidadãos sem a menor competência de refletir sobre suas ações e saber como pensar, como solucionar problemas.
Como já foi citado a respeito dos cursos que ensinam o pensar, seria muito bom se todos pudessem participar deste treinamento, todos saberiam analisar problemas, teriam iniciativas a observação de dados originais e a discussão de alternativas, mas infelizmente a nossa realidade é outra, a nossa educação não colaboram com os nossos jovens, a maioria deles não aprenderam a pensar, não são criadores, nem descobridores. São poucos os que dominam esta prática.
Como diz Jean Piaget ...“a segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que elas se propõe.”
“Aprendendo a Pensar”, foi publicado por Stephen Kanitz pela revista Veja, 07 de agosto de 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário