quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

     Projeto de Leitura para os alunos do 4º e 5º Período da EJA da Escola Estadual General João Varela realizado pelo grupo do Projeto Um Computador por Aluno- UCA.
     Hoje será o último encontro de 2012 e este projeto será apresentado para todos os presentes.


 

Justificativa:

    Mediante a necessidade de incentivar o aluno da EJA em adquirir o hábito da leitura, onde percebe-se que um número bastante significativo encontra-se com dificuldades é que trabalharemos para minimizar essa dificuldade.
    Para tanto iremos utilizar o nosso UCA como ferramenta que possibilitará o envolvimento dos alunos nos caminhos da leitura, dessa forma buscar-se-á sites que disponibilizam de biblioteca virtual e outras formas de facilitar o acesso ao livro literário.

Objetivos:

•    Incentivar o hábito da leitura;
•    Proporcionar ao aluno com dificuldade a oportunidade de participar do universo literário como forma de superar e vencer suas dificuldades;
•    Identificar em que nível de leitura se encontra cada aluno, para proporcionar atividade de intervenção com vista à superação.

Metodologia:

    As etapas vivenciadas neste projeto terá como base o uso do UCA em diferentes contextos de leitura, todas as possibilidades serão usadas para minimizar as dificuldades de leitura para tanto seguirmos as seguintes etapas:
•    Sensibilização dos alunos para a importância desse projeto;
•    Através de atividades diversificadas existentes nos diferentes sites procuraremos trabalhar cada aluno mediante sua dificuldade.
•    Cada aluno fará o seu diário relacionado ao envolvimento no projeto, o registro será feito no notebook;
•    Ao final teremos o lançamento do diário em uma noite de sarau literário.

Avaliação:

    Será mediante o envolvimento dos alunos nas atividades, principalmente o registro digital do diário sobre o projeto.

                                                 Cronograma   
Março

 •    Diagnóstico da turma no que se refere à leitura;
•    Organizar os grupos para trabalhar dificuldades;
•    Planejar as atividades.

Abril 

  •    As aulas serão ministradas todos os dias com situações de leitura, onde o aluno possa ter essa prática constante;
•    Momento de leitura extra sala de aula. Onde cada aluno pode contar o que está lendo e lê algo para os demais alunos.

Maio 

  •    A noite do e-mail, os alunos irão mandar um e-mail para a professora dizendo sobre o que está lendo.
•    Leitura coletiva de um livro que será votado para a escolha pelos alunos.

Junho 

* Lançamento do Diário Eletrônico.




Um comentário: