O que
caracteriza Projeto?
“O projeto
não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma
ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar
em real, uma ideia a transformar em ato" (MACHADO, 2000).
Lembro também, que uma das características do Projeto é de ser
flexível , podemos fazer mudanças na medida com está sendo concretizada a sua
ação, de acordo com nossos desejos e metas
.
Ideia de
Currículo.
O currículo
em ação tem como espinha dorsal o planejamento, o qual dinamicamente se
realiza.
“A importância de o currículo escolar estar em
consonância com a sociedade plural em que vivemos hoje. Para tanto, é
importante que a escola conceba o currículo como um conjunto de experiências de
aprendizagem.
Assim, o currículo é um processo intencional e prático no qual os principais atores, isto é, os protagonistas, são os professores e os alunos”.
Assim, o currículo é um processo intencional e prático no qual os principais atores, isto é, os protagonistas, são os professores e os alunos”.
... o uso de
tecnologias abertas,
móveis, imersivas, interativas conectadas à Internet requer um currículo
construído na ação, num processo dialético que envolve conteúdos, estratégias
pedagógicas, valores, experiências de professores e alunos e diferentes
linguagens de representação do pensamento.
O que é tecnologia:
Tecnologia: é um termo
que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos
e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
O processo
reflexivo é fundamental para a compreensão da própria ação e para a sua
construção.
Dewey (1979) enfatizou a importância da análise e da reflexão sobre a experiência concreta da vida como um processo de reconstituição e de reconstrução da experiência, caminhando sempre em direção à melhoria da qualidade.
Dewey (1979) enfatizou a importância da análise e da reflexão sobre a experiência concreta da vida como um processo de reconstituição e de reconstrução da experiência, caminhando sempre em direção à melhoria da qualidade.
É o saber
fazer integrado com o saber compreender. É no processo interativo com os
colegas da turma que a reflexão assume o caráter coletivo.
E que relação existe entre eles:
Usando estas ferramentas que estão em nossos alcance,
construindo tanto individualmente como coletivamente os seus conhecimentos, utilizando
a tecnologia de forma articulada,
interagindo com os atores (professores e alunos), fazendo de sua prática algo
dinâmico. Buscando sempre novos caminhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário